Museu Municipal Oswaldo Russomano de Bragança Paulista

Museu Municipal Oswaldo Russomano de Bragança Paulista O Museu Municipal Oswaldo Russomano de Bragança Paulista, foi criado através do Projeto de Lei n°. 200/51, de 15 de setembro de 1951, de autoria do ex-vereador Saturnino Pacitti que, aprovado foi transformado na Lei n°. 166, de 24 de outubro de 1953, que também criou a Biblioteca Pública Municipal.

O Museu Municipal Oswaldo Russomano é o símbolo do patrimônio de Bragança Paulista, cidade de tradição histórica e cultural. Desde os tempos colôniais Bragança se diferenciava por ser a cidade de onde saiam as tropas tanto para o interior quanto para o litoral.

Já no tempo do Império se destacou por ser a cidade querida e agraciada por Dom Pedro II. O Museu Museu Municipal de Bragança Paulista foi inaugurado em 15 de dezembro de 1966, e na década de 80, após algumas mudanças de local, instalou-se definitivamente no centro da cidade.

Esta casa que abriga o museu, data de 1896, construída para ser residência do Afonso Olegário Ferreira Pinto e sua esposa Maria Salomé de Leme Ferreira. A casa, esplendor do ciclo do café na região bragantina, coincide com o final do Império e início da República. O empreiteiro construtor foi italiano.

Museu Municipal Oswaldo Russomano de Bragança PaulistaO acervo de aproximadamente 3.000 peças expõe objetos pessoais de grandes nomes da história do município e peças que retratam a época dos barões do café, dos constitucionalistas e a ocupação indígena do Guaripocaba. Encontram-se ainda louças, instrumentos musicais, móveis da antiga Camara Municipal e objetos da extinta Estrada de Ferro Bragantina.

Ao visitá-lo, as pessoas voltam ao passado, identificam a história local em contato com períodos de importante mudança cultural e tecnológica, como o período imperial, a escravidão, a segunda guerra mundial e a revolução de 32.

No Museu pode-se ainda ver: objetos da arte-sacra, máquinas fotográficas, relógios, TVs e rádios de época, fotografias do acervo histórico, objetos dos combatentes, além de peças que retratam o ambiente doméstico e a moda antiga, além de artesanato e artefatos indígenas.

Podemos achar um pouco da obra do grande escultor Bragantino “Domingos Antonio Vicchiatti”. O Museu esta equipado com Bulevar e salão com exposições temporárias e realização de oficinas.

Museu Municipal Oswaldo Russomano De Bragança Paulista
Rua João Leme, 520 - Centro - Cidade Bragança Paulista - SP
CEP: 12900-161
(11) 4033-7566




  Sobre o EncontraBragançaPaulista
Fale com EncontraBragançaPaulista
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bragança Paulista no Facebook siga o Encontra Bragança Paulista no Twitter Encontra Bragança Paulista no Google+


Termos EncontraBragançaPaulista | Privacidade EncontraBragançaPaulista